Além de garantir a saúde e a segurança de todas as pessoas envolvidas diretamente com a obra, a limpeza e a organização do canteiro são essenciais para o bom andamento do trabalho.
Para garantir a saúde e a segurança da equipe envolvida e para o bom andamento da obra, é preciso que todos tenham consciência da importância de manter o canteiro de obras sempre limpo, bem-organizado e sinalizado, com cada material armazenado em seu respectivo espaço.
Aos profissionais cabe cumprir o desafio e contribuir com tarefas simples como, por exemplo, com o recolhimento dos entulhos, resíduos, sucatas e, também, com a estocagem correta das matérias-primas. É importante que o gestor tente criar uma rotina de limpeza no canteiro de obra definindo, por exemplo, dias e horários para limpeza mais profunda.
Se preferir, o gestor pode adotar a teoria de qualidade “5S” – Senso de Utilização, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Padronização e Senso de Disciplina – que visa reduzir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional. Baseado na teoria, procure aplicar a prática do “5S” à limpeza do canteiro de obras, envolvendo os profissionais em cinco etapas: Descarte, Organização, Limpeza, Asseio e Disciplina.
Manter o local organizado deve ser um dos objetivos diários de todos, garantindo um ambiente de trabalho adequado. Para ajudá-lo a deixar a obra arrumada e garantir a sua produtividade, separamos neste conteúdo cinco dicas para um canteiro de obras mais organizado. Confira!
1 – Crie um local reservado para as ferramentas
É bastante comum encontrar ferramentas espalhadas ou até mesmo jogadas pelo canteiro de obras. Além de deixar o local muito desorganizado, pode atrapalhar a produtividade e a perda de tempo, pois será necessário procurar as ferramentas quanto necessário. Além disso, as ferramentas nos locais errados podem ocasionar um acidente. Tudo isso pode ser evitado com a criação de um local exclusivo para as ferramentas. Desta forma, todas as ferramentas ficam devidamente guardadas, sendo solicitadas apenas quando necessário.
2 – Mantenha com os profissionais somente as ferramentas em uso
Todas as ferramentas que estiverem com os pedreiros e serventes devem estar em uso. As demais ferramentas devem ser devolvidas para garantir a organização do canteiro e deixá-las disponíveis para outros profissionais.
3 – Oriente os funcionários a manterem a limpeza
Outra forma de manter a organização do canteiro de obras é orientar todos os envolvidos a manterem o ambiente sempre limpo. É muito importante que latas, sacos de cimento, embalagens e outros itens sejam devidamente separados e jogados na lixeira. A sujeira e a falta de organização não transmitem boa impressão. Por isso é fundamental que todos sejam orientados a jogar o lixo nos locais apropriados e manter o canteiro arrumado.
4 – Especifique locais para os equipamentos
Todo canteiro de obras deve possuir uma área específica para o “estacionamento” de máquinas e equipamentos. Como a grande maioria das máquinas utilizadas na construção civil são robustas ou de grande porte, quando não guardadas no local correto elas podem prejudicar o fluxo de atividades da obra. Assim, deve-se delimitar uma área na obra — de preferência, nas margens do canteiro — para que as máquinas sejam deixadas de forma organizada e sem interferir nas operações.
5 – Selecione produtos e materiais que gerem praticidade
Materiais já prontos para o uso, sem a necessidade de outros produtos, são ótimas escolhas para a organização, o melhor andamento da obra e a praticidade no dia a dia. Um destes produtos é a argamassa polimérica, que pode substituir a massa com areia, cimento, cal e água na alvenaria de vedação. Além de ser facilmente armazenado, o produto já vem pronto para o uso e não requer o complemento com outro material, evitando o acúmulo e o estoque de itens pelos ambientes. A argamassa polimérica vai gerar praticidade e manter a limpeza no canteiro de obras.