Antes de iniciar o planejamento da sua obra, além do preço, não deixe de comparar a eficiência dos dois tipos de blocos
Se você vai construir, precisa iniciar o quanto antes o planejamento da sua obra e colocar, na ponta do lápis, os custos de material e de pessoal. Avaliar o orçamento com antecedência contribui para o avanço do projeto sem surpresas no meio do caminho. E comparar a eficiência, as vantagens e o custo-benefício dos blocos que farão a alvenaria estrutural, além de enxugar a planilha, ajuda no resultado da construção.
Na alvenaria estrutural, também chamada de alvenaria portante e de vedação, os blocos são organizados de forma a serem capazes de suportar toda a carga da construção, tendo como possibilidade o uso de blocos cerâmicos e de concreto, e essa escolha depende de vários fatores. Preço, propriedades térmicas, acabamento e rapidez na execução são características que você deve ficar atento na hora de escolher o produto.
Bloco Cerâmico
O principal conceito ligado à utilização da alvenaria estrutural é a transmissão de ações através de tensões de compressão, sendo o componente básico da alvenaria o bloco. Quando executadas com blocos cerâmicos, podem proporcionar ainda maior economia de custos e melhor desempenho, devido às características da sua matéria prima conhecida a milênios.
A cerâmica vermelha, obtida através da queima de argila da mesma cor ou comum, ganham ainda mais qualidade após a queima em altíssimas temperaturas. Por serem mais leves, representam maior produtividade no canteiro de obras, porém, quebram com mais facilidade.
Suas propriedades físicas oferecem conforto acústico e seu coeficiente de condutibilidade térmica é três vezes menor, o que também proporciona conforto térmico, por outro lado, ele é menos aderente à argamassa e exige mais revestimento. Outra desvantagem é que o bloco é menos regular geometricamente e possui menor resistência mecânica que o de concreto.
Veja as vantagens e desvantagens:
Vantagens | Desvantagens |
---|---|
· As peças são até 40% mais leves que os blocos de concreto; · Facilidade no transporte e no manuseio; · Conforto térmico e resistência ao fogo; · Emite 66% menos CO2 no ciclo de produção; · Proporciona maios conforto e ambiente seco; · Maior flexibilidade de layout; · Isola melhor a umidade; · Absorve menos água; · Rastreabilidade – gravação no bloco que permite verificar as condições especificas do lote | · Por serem leves, quebram facilmente; · As peças são irregulares; · Apresentam menor resistência mecânica; · Necessitam de maior quantidade de revestimento, uma vez que são menos aderentes à argamassa; · Isolamento acústico inferior ao de concreto. |
Bloco de concreto
São compostos por agentes expansores como água, cal e cimento. A mistura desses materiais é colocada em uma forma, passando por um equipamento de vibração e depois a prensagem. A última etapa é o processo de cura, que em alguns casos é feito dentro de câmaras a vapor, a fim de evitar a formação de fissuras.
O bloco de concreto é bem mais resistente e o desperdício causado pelas quebras do material é menor, comparado ao bloco cerâmico. Além disso, necessita de uma menor quantidade de argamassa de assentamento e camadas mais finas de reboco. Devido ao tamanho, é possível ter agilidade na construção fazendo com que o levantamento das paredes seja mais rápido, podendo ser revestido internamente com apenas uma demão de argamassa ou gesso e a cerâmica pode ser aplicada diretamente em sua superfície.
Um ponto que pesa negativamente sobre ele é que oferece menor conforto térmico. É importante ficar atento também a questão da umidade, uma boa solução seria nas paredes externas optar por uma pintura acrílica. Seu maior diferencial está na resistência, onde consegue suportar todo o peso da construção sem precisar de vigas e pilares de sustentação.
Como o tijolo de concreto é em média 40% mais pesado que os modelos cerâmicos, o manuseio do produto no canteiro de obra pode ser um pouco complicado. As juntas de dilatação em construções erguidas com blocos de concreto devem ser menores já que o material se movimenta mais que os outros tipos de produto.
Veja as vantagens e desvantagens:
Vantagens | Desvantagens |
---|---|
· Maior relação prisma/bloco; · Melhor desempenho acústico; · Maior precisão dimensional; · Melhor aderência com argamassa e revestimentos; · Maior resistência mecânica; · Economia no revestimento; · Agiliza o processo de assentamento. | · Pesado e dificulta o transporte e manuseio; · Menor conforto térmico; · Maior absorção de água; · Maior emissão de CO2 no ciclo de produção. |
A ANICER (Associação Nacional da Indústria Cerâmica), e outras entidades realizaram testes comparativos entre blocos cerâmicos e blocos de concreto, considerando vários aspectos na utilização em obra entre os dois produtos.
Num comparativo entre o bloco cerâmico e o bloco de concreto, ambos com medidas de 14x19x39 cm, o bloco cerâmico pesou 6,6 Kg e o bloco de concreto pesou 12,8 Kg.
Simulando a movimentação de um lote de 228 peças de ambos os blocos, do térreo (solo) para o 1° andar de uma edificação, considerando a capacidade do elevador de 800 Kg, pode-se transportar 114 blocos cerâmicos e apenas 60 blocos de concreto em cada viagem.
O bloco cerâmico reduziu o tempo de movimentação em 73%. Isso representa economia de energia, menor desgaste de equipamentos e menor consumo de mão de obra.
E agora, qual escolher?
Descrevemos acima as características de cada tipo de bloco com vantagens e desvantagens na utilização. Agora, você precisa comparar e avaliar o custo-benefício e como cada tipo de bloco pode contribuir para o seu projeto, levando em consideração o preço na sua região, a eficiência, a funcionalidade e o resultado da construção.
Existem outros pontos de desempenho e especificações que devem ser analisados com cuidado para identificar qual é a melhor opção para sua obra. Dentre eles podemos pontuar questões como região, qualidade da mão de obra, tipologia da edificação e os custos do material e da mão de obra.